A Air Canada está demitindo temporariamente 5.100 tripulantes. O motivo e a grave crise que se instalou no setor a aéreo por conta do coronavírus, forçando a empresa a aterrar aeronaves e a reduzir a capacidade significativa de sua rede.
O Sindicato Canadense de Funcionários Públicos (CUPE), que representa os comissários de bordo da operadora aérea, confirma as demissões.
“À luz da rápida crise global do COVID-19 e da rede significativamente reduzida da Air Canada, a Air Canada iniciou discussões com seus sindicatos para começar a colocar os funcionários em status temporário de folga”, diz a empresa em um comunicado, sem conformar as dispensas.
A empresa diz ainda que os colaboradores poderão ser readmitidos. “Os funcionários retornariam ao status de serviço ativo quando aumentarmos nossa programação de rede conforme as condições permitirem. Ainda não temos o número final de funcionários afetados nem detalhes sobre o cronograma, pois estamos trabalhando em programas de mitigação com cada sindicato”, afirma a companhia aérea.