Foto: Renato Lobo
CPTM

Rumor: CPTM estaria estudando unificar as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

Uma linha de trem metropolitano ligando Mauá até Francisco Morato, operado com composições da série 9500. É o que diz conversas nas redes sociais e grupos de WhatsApp. O site Diário dos Trilhos também divulgou a possibilidade.

De acordo com a publicação, haveria então duas extensões operacionais, uma entre as estações Francisco Morato – Jundiaí (como é atualmente) e a outra entre Mauá e Rio Grande da Serra. As extensões seriam atendidas por trens da série 7000 e 7500.

O site ainda menciona um treinamento previsto para as frotas ainda neste mês de funcionários da empresa que atuam nas dias linhas, ou seja, maquinistas da Linha 7 sendo treinados para os trens da série 7000 e da 10-Turquesa para o 9500.

CPTM nega

Segundo ainda a publicação, a CPTM negou a informação via contato telefônico.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Tomara que seja boataria mesmo, não faz muito sentido, Guapituba, Rib.Pires e Rio Grande da Serra possuem bem mais demanda que a extensão operacional da Linha Rubi.

  • Antigamente na linha era unificada. Hoje com tanta tecnologia porque não unir? Os trens não seriam obrigados a ficarem parados mais tempo na luz nem no Brás. A ideia é sim excelente mas precisa de tecnologia semelhante ao metrô para o carrossel.

  • Creio que será uma sábia atitude a dos planejadores da CPTM de se reunificar as linhas 7 e 10, ou seja, exatamente como era em passado recente, começando com a especificação detalhada e minuciosa destas 34 novas composições a serem adquiridas, e com a relação a potência e a largura das carruagens de tal forma que se dispense o uso de estribos e borrachões a fim de se eliminar os acidentes com as frequentes quedas nos vãos.

    Esta atual Linha 10-Turquesa teve um aumento crescente de demanda a partir das conexões das Linhas 5-Lilás, 15-Prata e 2-Verde, e com a atual terminação em uma única plataforma no Brás faz com que todos prefiram utilizar a Linha 2-Verde a sobrecarregando, para acessar as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, pois da forma como esta hoje é impraticável se utilizar o terminal no Brás.

    O trecho entre as estações Tamanduateí e Barra Funda é o que possui a maior capacidade de se eliminar e redistribuir as múltiplas baldeações desnecessárias do que quaisquer outras linhas, em nome da logística e do conforto dos usuários, e aumentar a verdadeira integração com todas as linhas do Metrô e CPTM sem uma única exceção, inclusive da futura Linha 6-Laranja na Água Branca.

    • Não seria exatamente como no passado recente, os trens antes faziam o percurso inteiro entre RG da Serra e Francisco Morato, e em tal boato diz que de Mauá para “frente” seria transformada em uma extensão operacional, ou seja quem usa as últimas estações da Linha Turquesa teria que fazer uma baldeação a mais para atingir o Brás por exemplo.

      Se quiserem realmente reunificar a Linha que faça, mas que não prejudique os moradores das imediações das 3 últimas estações da Linha, a demanda não é tão pequena quanto as outras extensões operacionais.

  • Felipe; A minha proposta inicial foi a de que os planejadores da CPTM já deveriam testar aos sábados por se tratar de um dia mais tranquilo a reunificação das linhas 7 e 10, ou seja, exatamente como é hoje com relação aos seus terminais extremos, pois neste sábado passado 01/02/2020 no período da manhã utilizei o expresso ABC que vai de Sto André a Luz, e constatei sua baixa demanda, e inviabilidade de ser mantida aos sábados caso esta proposta seja aceita.

    Vale lembrar que uma das extensões operacionais mencionadas neste texto já é assim entre as estações Francisco Morato – Jundiaí, portanto não se muda absolutamente nada.

    Em nenhum momento coloquei este suprimento na minha sugestão, e sim estas linhas como é atualmente com terminais em Francisco Morato / Pirituba, e Mauá / Rio Grande da Serra, e a manutenção deste trecho irá depender da demanda, ao contrário deste expresso ABC em que os moradores tem que chegar a Sto André.

    Sempre acreditei que esta reunificação um dia isto iria ocorrer, desta forma se for modificada inicialmente aos sábados entendo ser um grande avanço, com relação à situação atual.

Publicidade

Assuntos

Anúncios