Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Metrô compra pneu de carga e de guia para monotrilho

Uma publicação do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, da conta de que o Metrô, atual operador do monotrilho, adquiriu “pneu de carga e de guia para monotrilho“. A aquisição é dispensada de uma licitação pública sendo configurada em contratação direta por conta de “inviabilidade de competição”. A contratada é a Sociedade Michelin de Participações Indústria e Comércio Ltda.

Ao contrário dos trens convencionais, cujas rodas são de aço, os monotrilhos possuem pneus, e contam com uma vida útil de cerca de 50 mil km.

O trem aéreo roda pela viga-trilho apoiada nesses pneus de carga, formado por um conjunto duplo e que envolve o interior do carro (vagão). Como é necessário ter o centro de gravidade baixo para manter o equilíbrio sobre a viga, no monotrilho os pneus ficam dentro de um compartimento do trem o que se traduz numa área não aproveitável pelos usuários.

Os pneus dos trens da Linha 15 são enchidos com nitrogênio em vez de ar.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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