A Norwegian Air Shuttle deve ser a empresa área pioneira em otimizar a rota de voo de suas aeronaves, com o objetivo de redução de poluentes. A operadora com sede em Oslo tem usado a mais recente tecnologia de previsão do tempo fornecida pela empresa sueca AVTECH Sweden AB, para ajudar a otimizar a trajetória de suas aeronaves.
Desde 2018, a companhia conseguiu reduzir emissões de carbono em até 200.000 toneladas, otimizando as rotas para economizar combustível.
Ao calcular o tipo de aeronave e seu peso com base no combustível e no número de passageiros, o sistema é capaz de escolher as rotas economicamente mais viáveis. O sistema também forneceu aos pilotos informações atualizadas em tempo real sobre o clima, permitindo otimizar rotas enquanto estavam no ar.
“Durante o projeto de teste, houve uma melhoria acentuada da eficiência no planejamento das rotas de voo, o que resultou em mais reduções de combustível e emissões. Cada quilograma de combustível economizado faz a diferença. Na Noruega, estamos trabalhando ativamente para implementar novas tecnologias em nossa frota moderna e com baixo consumo de combustível para continuar reduzindo as emissões.” – diz um comunicado da operadora.