Foto: Sidnei Santos | Divulgação SPTrans
Tarifa

Quando o Bilhete Único Mensal é vantajoso?

Válido desde 2013, o bilhete único mensal é aceito nos sistemas de ônibus da capital paulista, além dos trens da CPTM e linhas do Metrô de São Paulo. O meio de pagamento oferece o direito ao passageiro a utilizar quantos embarques quiser no período de 30 dias, e é dividido em duas modalidades: o simples, onde o usuário escolhe ou o sistema sobre trilhos ou o sobre pneus e o integrado, onde é aceito nos dois sistemas.

Desde o dia 1º de janeiro de 2020, a modalidade mensal simples subiu de R$ 208,90 para R$ 213,80. Já a modalidade integrada, que permite andar em dois sistemas, vai de R$ 330,00 para R$ 338,00.

Foto: Felipe Claros

Quando o bilhete mensal é vantajoso?

O novo valor da tarifa em vigor desde o primeiro dia de 2020 é de R$ 4,40. O valor da integração entre os dois sistemas passou dos R$ 7,48 para R$ 7,65.

Tomando como base 22 dias úteis em um mês, descontando os finais de semana, o passageiro que utiliza o sistema unitário escolhendo apenas um modal (ônibus ou trem por exemplo), desembolsa neste período de 22 dias contando passagem de ida e volta, o total de R$ 193,60, valor abaixo dos R$ 213,80 do bilhete mensal. Portanto neste cenário, o meio de pagamento não é vantajoso.

Já o passageiro que utiliza o meio de pagamento simples em 30 dias no mês, contanto ida e volta, desembolsa em um mês o total de R$ 264, valor maior que o R$ 213,80 proposto pelo bilhete mensal. Portanto, o cenário é vantajoso.

Cenário em bilhete mensal integrado

Tomando como base 22 dias úteis em um mês, descontando os finais de semana, o passageiro que utiliza o sistema integrado escolhendo ônibus e trem/metrô, desembolsa neste período de 22 dias contando passagem de ida e volta, o total de R$ 336,60, valor abaixo dos R$ 338 do bilhete mensal. Portanto neste cenário, o meio de pagamento não é vantajoso.

Já o passageiro que utiliza o meio de pagamento integrado em 30 dias no mês, contanto ida e volta, desembolsa em um mês o total de R$ 459, valor maior que o R$ 338 proposto pelo bilhete mensal. Portanto, o cenário é vantajoso.

Conclusão: o bilhete único mensal, com base na nova tarifa de 2020, é vantajoso ao usuário que utiliza o sistema durante todos os dias do mês.

O meio de pagamento mensal com apenas um sistema é vantajoso a partir de 23 dias de uso no mês. Já o integrado, a partir de 25 dias no mês.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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