Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana Tarifa

As tarifas de ônibus, Metrô e CPTM vão subir em 2022?

Historicamente, a passagem de ônibus na cidade de São Paulo sofre reajuste no mês de janeiro, e ainda puxa para cima o valor nos trens da CPTM e do Metrô. Alguns valores dos ônibus de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, já subiram como em Guarulhos, e outras foram congeladas, como em Osasco.

Atualmente, no entanto, não há uma definição do reajuste. No dia 27 de dezembro, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que pretende manter o valor de R$ 4,40 em 2022, mas que poderá aumentar caso o sistema de transporte corra risco de colapsar financeiramente.

“A gente vai fazer todos os esforços para não aumentar, eu só irei aumentar a tarifa se estiver numa situação que vai colapsar o sistema de transporte”, afirmou Nunes.

Nunes quer ajuda federal para manter a tarifa no patamar atual. “Eu falei com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ele vai colocar em votação em fevereiro o projeto que dá esse auxílio, pelo menos emergencial”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus