Em 2011, e Airbus encerrava a produção do quadrimotor A340, sendo que um ano antes havia iniciado as construções dos primeiros A350. Anos antes, em 2004, passou a construir o A380.
A pergunta que fica é por que a fabricante européia pulou as nomenclaturas A360 e A370? De acordo com o site Simple Flying, há ao menos três teorias:
A primeira é que o A380 transporta o dobro de passageiros que o A340 (650 vs 380, dependendo da configuração) e, portanto, a Airbus queria significar isso no nome.
A segunda teoria é que é por conta da China. Nas culturas chinesas, o número oito é muito favorável e considerado com muita sorte. A Airbus, sabendo que a China se tornaria o maior mercado de aviação do mundo em 2024, queria aproveitar a superstição.
Mas talvez a mais plausível é que a Airbus não pulou o A360 e o A370, e que as nomenclaturas podem ser ainda usadas em futuros projetos. O site especula que o A360 pode ter sido proposto em 2006 para preencher a lacuna entre o A350 e o A380 (como um Boeing 777X-9 ou 747-400).
1 comentário