Aviação

Haverá um avião de passageiros maior que o Airbus A380?

A aviação comercial poderá no futuro contar com um novo modelo de aeronave maior que o A380? O site Simple Flying fez uma análise sobre possíveis projetos, e aponta que a COMAC está trabalhando em uma grande aeronave com o nome de C939. Será uma aeronave bimotor e acomoda até 400 passageiros. Não terá decks duplos como o A380, mas será um rival do Boeing 777X e do Airbus A350.

Projetos do C939

COMAC é a China Commercial Aircraft Co. uma empresa aeroespacial estatal, seu objetivo é construir aviões de grande porte, a fim de diminuir a dependência do mercado chinês em relação a Boeing e Airbus.

O superjumbo

A publicação cita o fracasso nas vendas de aeronaves de grande porte, como o caso do A380, que consume combustível em excesso.

Além disso, as companhias aéreas estão se movendo mais em direção ao aumento da frequência em relação ao aumento da capacidade. Eles preferem ter várias aeronaves em um dia, do que operar uma única aeronave.

O texto ainda fala do sucesso das aeronaves mais novas com fuselagens mais leves, menos motores, e não exigindo modificações nas pistas e terminais do aeroporto.

O Jumbo

Não há mais pedidos de passageiros 747, sendo apenas alguns aviões de carga sendo construídos. A Boeing aposta agora em seu novo carro-chefe, o 777X, oferecendo uma aeronave que possui capacidade massiva, mas sem as desvantagens do A380.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus