Aviação

Boeing encontra novo problema em software do 737 MAX

A Boeing encontrou uma nova falha no 737 MAX. O problema agora está em um software usado durante o processo de inicialização.

De acordo com uma fonte ouvida pela ABC News, a fabricante está fazendo as atualizações necessárias junto à Administração Federal de Aviação.

A empresa encontrou a nova falha durante uma revisão técnica. A Boeing descobriu que o software que deveria monitorar outros sistemas não foi iniciado corretamente. “É semelhante aos passos que qualquer computador pode executar quando ligado pela primeira vez”, disse outra reportagem da CNN.

A suspensão do 737 MAX

O modelo MAX foi envolvido em dois acidentes, que vitimaram 346 pessoas, e as atenções se focaram no novo Sistema de Aumento de Características de Manobra (MCAS), que pode abaixar o nariz da aeronave automaticamente quando um sensor indica que o estol é iminente.

Dados de rastreamento de satélites mostraram que, após a decolagem, as duas aeronaves passaram por flutuações extremas na velocidade vertical. Os pilotos declararam no radio que estavam com problemas nos controles de voos e pediram para retornar ao aeroporto.

Enquanto as aeronaves estão fora de serviço, a Boeing está desenvolvendo e validando uma correção no software para corrigir o MCAS, que estará sujeito a uma análise de agências reguladoras ao redor do mundo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus