A crise com o modelo 737 MAX da Boieng parece que está longe de terminar. Após o problema com o sistema MCAS, que acredita ter causado os dois acidentes fatais que vitimaram 346 passageiros, o
modelo pode ter avaria na fiação, segundo uma publicação do New York
Times. O problema poderia atingir também os modelos 737 NGs.
Tanto a fabricante de aviões quanto os reguladores da aviação teriam descobertos uma falha na fiação que ajuda a controlar a cauda do 737
MAX.
Depois de corrigir o problema de software que fazia o nariz da
aeronave se inclinar, a Boeing agora está analisando se dois feixes de
fios que controlam a cauda estão muito próximos.
Os feixes de fiação em questão se conectam ao motor que controla o
estabilizador horizontal e podem forçar a aeronave a subir ou descer
caso ocorra um curto-circuito.
A publicação cita um engenheiro da Boeing que, anonimamente, afirma
que a empresa discutiu o assunto com a FAA no mês passado, enquanto o
novo CEO da Boeing, David Calhoun, discutiu possíveis alterações na
fiação durante uma teleconferência interna da empresa.