Aviação

Aeroporto de Guarulhos registra recorde de passageiros em 2019

O Aeroporto de Guarulhos registrou em 2019, o maior volume já contabilizado nos 35 anos de existência, de acordo com um comunicado da concessionária GRU Airport. Foram 43 milhões de passageiros em 2019. A marca histórica anual anterior era de 42,2 milhões de passageiros, alcançada em 2018.

De acordo com o comandante Miguel Dau, diretor de Operações do Aeroporto Internacional de São Paulo, o resultado pode ser explicado pela conjunção de uma série de fatores, como o crescimento do setor aéreo brasileiro em 2019, a redução do imposto sobre o valor do combustível de aeronaves, além da inauguração de novas rotas domésticas e internacionais no aeroporto.

“O pico de movimentação no GRU Airport foi no dia 21 de dezembro, o sábado que antecedeu o início das festas de final de ano. Mais de 144 mil pessoas passaram pelos nossos terminais com conforto e segurança, volume recorde registrado em um dia até então. Este período do ano tradicionalmente concentra um volume grande de passageiros, assim como o feriado do Carnaval e de emenda de feriados nacionais”, afirma o diretor.

Deste volume, cerca de 28,3 milhões circularam em voos domésticos em 2019, ou seja, 66% do volume do período.

Rotas mais movimentadas

A GRU Airport diz em nota que em 2019, Porto Alegre (PR) foi o destino com maior demanda de passageiros (8,21% dos contabilizados em voos domésticos) partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, seguido por Recife (7,04%) e Salvador (7,03%). Santiago, no Chile, liderou a lista dos destinos fora do Brasil (10,09% dos passageiros em voos internacionais), seguido por Buenos Aires (10,05%) e Miami (6,28%).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus