Metrô

Governo da Bahia assina ordem de serviço para novo trecho do Metrô de Salvador

O Metrô de Salvador deve ganhar uma nova extensão, com a assinatura da ordem de serviço para construção do Tramo 3 da Linha 1 do meio de transporte. A assinatura do documento será nesta segunda-feira, 9 de dezembro de 2019.

O trecho corresponde a 5,5 quilômetros de extensão, ligando Pirajá a Águas Claras/Cajazeiras. Os trilhos serão instalados no lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador/Feira de Santana, começando no Km-622, em Pirajá, e seguindo até viaduto de Águas Claras.

O novo trecho terá duas estações: uma em Campinas de Pirajá e outra em Águas Claras/Cajazeiras, onde também será construído um terminal de integração.

O sistema

O Metrô de Salvador é um sistema de transporte metroviário que opera nos municípios brasileiros de Salvador e Lauro de Freitas, estado da Bahia. A operação é de responsabilidade da concessionária CCR Metrô Bahia, sociedade de propósito específico formada entre o Governo do Estado da Bahia e Grupo CCR que foi o vencedor a licitação.

A fiscalização do serviço é de competência da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), empresa governamental estadual. A inauguração do sistema ocorreu em 11 de junho de 2014.

O sistema conta com 2 linhas, 33 km de extensão e atende a uma demanda de 370 mil passageiros por dia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus