TAV

Trem bala entre Rio e São Paulo será retomado depois de concessões de aeroportos

A notícia de que o projeto do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo mal ganhou fôlego novamente, e a obra já ganhou status de postergamento.

De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, do Globo, a retomada de projeto ainda vai esperar “um pouquinho“. O governo, de acordo com a publicação, tem planos de conceder os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, e então seguir com a ideia do trem rápido. O motivo seria não desvalorizar os terminais cujo maior atrativo é exatamente a ponte-aérea entre as duas cidades.

Chineses de olho

A mesma coluna de Ancelmo Gois informou recentemente de que chineses estariam interessados no projeto. De acordo com a publicação, conversas teriam recomeçados em agosto de 2016, ainda no governo Temer, mas que agora a ideia teria sido desengavetada no governo Bolsonaro. O trem seria avaliado em R$ 50 bilhões, e os investidores solicitariam garantias legais. Segundo a publicação, o assunto está sendo analisado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Promessa antiga

O TAV entre Rio-São Paulo-Campinas havia sido prometido durante o governo Lula para ficar pronto para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Porém, atrasos na preparação do edital de licitação apresentados em outubro de 2009 comprometeram o prazo de início das obra. Novos atrasos no governo Dilma adiaram o processo de licitação para abril de 2011 e, depois, para julho de 2011. A possibilidade de apenas um consórcio, o coreano, de entrar na disputa, foi um dos argumentos para o adiamento do leilão, ainda que oito empresas tinha manifestado interesse.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus