A Air France iniciou testes com um carro de bagagem autônomo sem motorista no aeroporto de Toulouse. O maquinário foi desenvolvido em uma cooperação entre o fabricante de veículos terrestres Charlatte e o especialista em sistemas autônomos Navya.
O veículo conhecido como ‘Autonom Tract’ opera no transporte de bagagens e o suporte da aeronave. Os testes do carro em condições reais do aeroporto começaram em 15 de novembro. “Este teste é o primeiro passo para uma distribuição mais ampla de veículos autônomos em nossos aeroportos”, diz Vincent Euzeby, chefe de inovação tecnológica da Air France.
A localização da aeronave da Air France na qual a bagagem está destinada a ser carregada é programada, através de uma tela sensível ao toque, no sistema de navegação do veículo. Em seguida, o veículo parte em uma rota usando tecnologia de detecção e tomada de decisão em 360 °.
“Este teste é um passo concreto para projetar o ‘aeroporto inteligente’ – mais inovador, conectado e mais eficiente para nossos clientes”, diz Philippe Crébassa, presidente do aeroporto de Toulouse.