Aviação

Qantas mostra interesse no Boeing 797

A Qantas tem interesse em um nova aeronave de médio porte da Boeing chamada de 797 NMA, como um possível substituto para sua frota de curta distância. Em um comunicado publicado nesta semana, Alan Joyce, CEO da Qantas, disse esperar que a NMA entre em produção.

Um relatório publicado no The Sydney Morning Herald nesta quarta-feira, 6 de novembro de 2019, Joyce fala sobre a substituição de sua frota de curta distância, atualmente dominada pelo 737-800 da Boeing. Joyce está considerando o A320, A321, 737 MAX e o 797 NMA.

A Qantas pretende tomar uma decisão e um anúncio subsequente sobre a renovação da frota de curta distância em 2020.

Avião ainda em projeto

Mas o projeto do NMA da Boeing ainda está nos estágios conceituais, o que pode significar uma longa espera para a Qantas.

O Boeing 797, oficialmente conhecido por New Midsize Airplane, é um projeto para uma aeronave comercial bimotor de transporte de passageiros e mercadorias. O projeto foi apresentado no Paris Air Show de 2017. Será a primeira aeronave comercial da Boeing desde o lançamento do 787 Dreamliner. Segundo a apresentação em Paris, esta nova aeronave terá uma fuselagem e asas construídas com materiais compósitos.

Possivelmente, terá uma capacidade entre 220 e 270 passageiros e um alcance de quase 10000 quilômetros ou 10 horas de voo. Planeja-se que a aeronave entrará no mercado por volta de 2025.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus