A Airbus poderá desenvolver uma nova aeronave de corredor único em meados de 2030, de acordo com declarações do executivo-chefe, Guillaume Faury, em um evento do setor em Dubai, segundo o site Flight Global.
O executivo acredita que as tecnologias de produção, design e propulsão levarão a fabricante na introdução de um novo avião. “Eu consideraria o lançamento de um programa [de corredor único] na segunda metade da próxima década e a entrada em serviço no início da década de 2030”, disse Faury.
Ele acredita que a partir de 2035, haverá a introdução de tecnologias em sistemas de propulsão em escala, e que as recentes mudanças no setor pode impulsionar o projeto. “Estamos em um momento em que vemos várias mudanças importantes impactando a aviação, e elas provavelmente impactarão os negócios de corredor único primeiro”.
O avião de última geração deverá ser “DDMS” [design, fabricação e serviços digitais] : isto é, design, fabricação e serviços completos em um backbone digital. “Queremos que o próximo avião seja um nativo digital – o ‘milênio’ do avião”, diz Faury
“Estamos trabalhando com muitos parceiros para antecipar e preparar as tecnologias e os sistemas de propulsão do futuro. Vale a pena lançar o desenvolvimento de um novo corredor único somente quando tivermos uma combinação dessas tecnologias que fazem sentido”, conta o executivo.