Com o objetivo de aumentar a concorrência com o Boeing 777X, a Airbus poderá aumentar a capacidade de transporte de passageiros do A350-1000. A fabricante européia foi liberada para aumentar a acomodação máxima para 480 assentos, através de modificações da instalação de saídas.
O desenvolvimento de uma nova saída ‘Tipo A +’, com um escorregador de evacuação de pista dupla, permitiu uma maior contagem de assentos, após revisões da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia. A versão de 480 lugares exigirá um layout de 10 lugares e saídas modificadas nos quatro pares de portas. Essas saídas modificadas também foram usadas pela Airbus para aumentar a acomodação máxima dos A330-900 para 460 assentos.
O projeto do A350
O Airbus A350 XWB é uma aeronave widebody bimotor turbofan, desenvolvida e fabricada pela Airbus. Trata-se da primeira aeronave fabricada pela empresa européia com fuselagem e asas feitas principalmente com fibra de carbono e polímero. O A350 foi desenvolvido para substituir os Airbus A340, quadrimotores que pararam de ser produzidos em 2011, e competir com o Boeing 777 e 777X.
O A350 foi projetado em 2004, com o layout de fuselagem do A330 e novas características aerodinâmicas e motores. Em 2006, a Airbus redesenhou a aeronave, após críticas de companhias aéreas e a renomeou como A350 XWB (Xtra Wide Body). Os custos de desenvolvimento foram estimados em 11 bilhões de euros (15 bilhões de dólares, ou 9,5 bilhões de libras esterlinas).
Até janeiro de 2018, a Airbus havia recebido 854 encomendas de 45 companhias aéreas. O primeiro voo foi realizado em 15 de junho de 2014, partindo do Aeroporto de Toulouse-Blagnac, França. A certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação foi recebida em setembro de 2014 e certificação da Administração Federal de Aviação foi recebida em novembro de 2014. Em 15 de janeiro de 2015, o A350 entrou em serviço com a Qatar Airways, cliente de lançamento da aeronave.