Aviação

Star Alliance quer implantar check-in com biometria facial

A Star Alliance, uma aliança de companhias aéreas global, com sede em Frankfurt na Alemanha, deseja introduzir sistemas de check-in com base na identificação biométrica. O projeto tem como objetivo reduzir a necessidade de papel e cartões de embarque. A medida deve começar a ser implementada no início de 2020.

Os passageiros deverão se inscrever previamente, e enviar uma foto. Então, usando esta imagem, o plano é permitir que os passageiros façam o check-in, deixem a bagagem, passe pela segurança, entrem no saguão e embarquem na aeronave – tudo baseado no reconhecimento facial.

A Star Alliance afirmou em um comunicado que todos os dados coletados serão compatíveis com o GDPR. Isso significa que obedecerá a uma estrutura legal referente à coleta e processamento de informações pessoais de indivíduos residentes na União Européia.

O grupo foi estabelecido em 14 de maio de 1997 por cinco das principais companhias aéreas do mundo, Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Thai Airways International e United Airlines, como a primeira aliança global de companhias aéreas para “melhor atender as necessidades dos viajantes internacionais frequentes” e hoje é a maior aliança global do mundo. Hoje mais de 20 empresas fazem parte da aliança.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus