Aviação

Qantas conclui testes com o voo mais longo do mundo: 19 horas e 16 minutos

O primeiro teste com o projeto sunrise, da Qantas, foi concluído com um Boeing 787-9 que partiu do aeroporto JFK de Nova York para Sydney, pousando no início da manhã, horário local no domingo, 20 de outubro.

A Qantas comemorou o fato com um tweet:

Não havia passageiros comerciais, e o voo QF7879 tinha apenas alguns participantes para que uma equipa técnica avaliasse o comportamento dos viajantes e tripulação, afinal nenhuma rota até hoje operou com duração de 19 horas e 16 minutos. Os viajantes eram formados por funcionários da própria operadora aérea.

Os voos de teste podem ajudar a Qantas a pesquisar e desenvolver o melhor plano para a rota de longo percurso. Além disso, esse tipo de dados pode ajudar os sindicatos e a companhia aérea a formular um plano que ajude a ambos.

Devem ser definidos, por exemplo, a rotatividade dos trabalhos da tripulação, a frequência dos alimentos a serem servidos, e claro, como o corpo humano se comporta durante tanto tempo no ar.

O projeto Sunrise, ainda em testes, quer implementar rotas entre a Austrália e Londres e Nova York. Outros voos devem ser feitos, com o modelo da Airbus, o A350-1000.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus