Aviação

Boeing estaria desenvolvendo o 767X, diz site

Uma publicação do site Flight Global da conta de que a Boeing está considerando uma nova versão do popular jato 767, com competentes mais eficientes. O modelo estaria sendo pensado inicialmente para o mercado de carga, mas os relatórios divulgados pela publicação sugerem que uma variante de passageiro também poderia estar em consideração.

O site revelou que o modelo teria sido apelidado de 767-XF, sendo que o projeto é baseado na popular plataforma 767-400ER, mas com potências da GE Aviation, especificamente os motores GEnx.

Como esses motores maiores, o 767X exigiria um trem de pouso modificado, para proporcionar uma maior folga abaixo do avião. Além disso, muito pouco seria alterado do projeto original em termos da estrutura fundamental do avião.

O modelo envolveria mudanças mínimas no design, onde seria introduzido muito mais rápido no mercado, com uma possível entrada em serviço em 2025, segundo o site.

O Boeing 767 é uma aeronave widebody bimotor turbofan. Foi o primeiro avião bimotor widebody (corredor duplo) e equipado com glass cockpit (painéis totalmente digitais) da fabricante. Projetado como um avião menor e mais econômico que o Boeing 747 para ser utilizado em rotas internacionais médias e longas, possui capacidade de 181 a 375 passageiros, divididos de 1 a 3 classes, com um alcance de 3 850 a 6 385 milhas náuticas (7 130 a 11 825 quilômetros). O avião foi desenvolvido juntamente com o Boeing 757, que atuaria em rotas nacionais e internacionais curtas.

767 VS 797

A Flight Global diz ainda que a fabricante norte-americana ainda considera desenvolver uma variante de passageiro. O 767X ajudaria a preencher o nicho que o 797 está definido para ocupar.

Com problemas em andamento com o 737 MAX e atrasos no projeto do 777X, o projeto do NMA acabou sendo postergado. O fabricante está cada vez mais sob pressão para apresentar uma solução para o nicho do mercado, principalmente desde a introdução do A321XLR, da Airbus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus