Pátio Jabaquara | Foto: Renato Lobo
Metrô SP

Secretário fala sobre concessão das linhas 1, 2 e 3 do Metrô

O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou sobre a possibilidade de concessão das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, durante Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô. A fala do secretário foi postada pelo canal The Raiway:

O titular da pasta descartou qualquer tentativa de concessão dos trechos durante o governo Doria.

Concessão da Linha 2

Durante o governo de Geraldo Alckmin, um documento vazado por um jornal mostrava a intenção de conceder à iniciativa privada a Linha 2-Verde [Vila Prudente – Vila Madalena], mas a ideia não prosperou.

Concessão da CPTM

Já na CPTM, as Linhas 8-Diamante [Julio Prestes – Itapevi – Amador Bueno] e 9-Esmeralda [Osasco – Grajaú] são os primeiros trechos que devem ser repassados para o setor privado. O edital deve ser lançado em 2020. Existe também a intenção de conceder a Linha 7-Rubi [Luz – Francisco Morato – Jundiaí] junto com o Trem Intercidades.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Linhas 2 e 3 são as que dão mais lucro pro governo, nunca irão repassar, porém são linhas operadas pessimamente, hoje mesmo a linha 3 me fez chegar atrasado no trabalho por causa da lentidão pra sair de Itaquera, e as paradas nas estações.

    • Linha 3 é normal ter lentidão, em horário de pico é impossível manter um tempo curto de viagem considerando saída e entrada de passageiros e o trânsito de trens, já que geralmente o tempo de saída e entrada no horário de pico é de uns 30 a 40s, esse tempo é suficiente pra um trem alcançar o outro ainda mais no trecho subterrâneo que tem estações bem mais próximas umas das outras, não é questão de operação ruim e sim de ser fisicamente impossível realizar a viagem tão rapidamente

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!