Aviação

Aeronaves Airbus A320neo têm registrado problemas no motor

Alguns modelos Airbus A320Neo estão apresentando problemas em seus motores. Unidades das operadoras IndiGo e GoAir sofreram atrasos e cancelamentos de voos devido a avarias nas aeronaves.

A IndiGo opera 92 aviões A320neo, enquanto a GoAir possui 35 deles em sua frota. O motor P&W 1100G é uma das duas opções do maquinário que alimentam o Airbus A320. O outro é o CFM International LEAP-1A. Atualmente existem 127 aeronaves A320neo a motor da P&W na Índia e 436 operando globalmente.

De acordo com o site Simple Flying, o problema atinge o mecanismo da Pratt & Whitney. Foram registradas falhas na câmara de combustão, na turbina de baixa pressão (LPT) e na caixa de engrenagens, além de vibração.

No dia 10 de dezembro de 2018 um voo da IndiGo fez o pouso de emergência em Calcutá depois que sua cabine ficou cheia de fumaça. Já no dia 23 de dezembro de 2018, um voo do IndiGo A320neo de Port Blair para Kolkata sofreu uma falha no motor no ar. Em março de 2018, cerca de 11 modelos foram aterrados pela IndiGo e GoAir devido a incidentes de falha no motor de aeronaves no ar.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus