Aviação

Piloto fora de serviço ajuda voo de um Boeing 757, após desmaio de outro piloto

Um fato curioso aconteceu essa semana em voo da Jet2.com, uma companhia aérea de baixo custo britânica, com sede em Leeds Bradford, Reino Unido.

Um piloto fora de serviço ajudou quando o capitão de um voo operado por um Boeing 757 ficou com problemas de saúde. A aeronave ia de Manchester para o Funchal, no entanto, acabou sendo desviado para o Porto quando o profissional ficou incapacitado.

Embora não seja confirmado pela companhia aérea, uma publicação do The Telegraph sugere que o piloto desmaiou nos controles do Boeing 757. Felizmente, a aeronave foi desembarcada sem maiores problemas.

O voo 765 da Jet2 deveria voar sem escalas de Manchester (MAN), no Reino Unido, para o Funchal (FNC), na ilha portuguesa da Madeira.

Felizmente, o primeiro oficial não foi afetado, e acabou por aterrar a aeronave. A Jet2 disse ao site Simple Flying que esta aterrissagem foi realizada usando procedimentos normais.

De acordo com o The Aviation Herald , um piloto de Jet2 de folga estava a bordo da aeronave no momento do incidente. A companhia confirmou que foi o primeiro oficial que pousou o avião. É possível que o piloto fora de serviço tenha cuidado do capitão para que o primeiro oficial pudesse se concentrar no pouso. Relatórios não confirmados do The Guardian sugerem que um segundo passageiro também teria entrado no cockpit para auxiliar o profissional.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus