Foto: Renato Lobo
Metrô SP

CBTC deve estar em funcionamento na Linha 3-Vermelha do Metrô no final de 2020

O novo sistema de sinalização, o CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, deve estar funcionando na Linha 3-Vermelha do Metrô [Palmeiras Barra Funda – Corinthians Itaquera] no final de 2020, segundo declarações do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista ao jornal Bom dia São Paulo, da TV Globo.

De acordo com o titular da pasta, com a nova tecnologia, o intervalo entre trens será reduzido de 125 segundos para 90, o que deve possibilitar a introdução de mais composições.

Dados revelados pelo telejornal apontou que a ligação metroviária conta com uma média 7,1 passageiros por metro quadrado no horário de pico da manhã.

Nos últimos finais de semana, a linha 3 tem tido intervenções em sua operação para instalação do CBTC, e a operação acaba sendo alterada, e os trens operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada. As intervenções, no entanto, eram previstas até julho deste ano, mas prosseguiram no mês de agosto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus