A United, um dos maiores clientes da Boeing, tem incentivado a fabricante a esclarecer a data de lançamento do Novo Avião Comercial Médio (NMA), apelidado de 797.
De acordo com publicação do site Flight Global, a companhia aérea ainda está disposta a colocar em serviço o NMA e daria à Boeing “um pouco mais de tempo” para tomar uma decisão acertada sobre o lançamento.
“Gostaríamos de ver alguma clareza para que possamos fazer a escolha”, disse o diretor financeiro da operadora, Gerry Laderman. “Eu também posso dizer que nós, como sempre fazemos, conversamos com os dois fabricantes sobre seus produtos.”, afirmou.
Mas a introdução do novo modelo não deve ocorrer na mesma velocidade em que as companhias áreas anseiam. A Boeing admite ainda trabalhar no projeto do NMA, e reluta em se comprometer com prazos. Atualmente, sua prioridade, inclusive do ponto de vista financeiro, é a reintrodução do 737 MAX, que já trouxe prejuízos na ordem de US$ 8,4 bilhões à empresa, após os acidentes que mataram 346 pessoas.
No entanto, o fabricante diz que 1.000 pessoas trabalham no projeto do 797.