Um Airbus A380 da Emirates sofreu uma turbulência considerada severa em um voo na última sexta-feira, 12 de julho, entre Dubai e Auckland, Nova Zelândia. O voo teria sido o EK449.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que os carrinhos de serviço, assim como bandejas de bolos, sanduíches e outros alimentos, acabaram sendo derrubados.
Vídeo original do incidente:
Severe turbulence hit an A380 Emirates
SEVERE TURBULENCE hit an A380 Emirates flying from Auckland to Dubai yesterday, flight #EK449. 😟😟😟 pic.twitter.com/iGrouIb0Ba— Seref Sezgin (@SEREF737) July 13, 2019
A Emirates ainda não se pronunciou publicamente sobre o incidente e as notícias ainda não foram abordadas pela agência oficial de notícias dos Emirados Árabes Unidos ou pela Autoridade de Aviação Civil Geral.
Turbulência não derruba avião
Apesar do susto, não houve relatos de passageiros machucados, e tão pouco danos estruturais nas aeronaves. Apesar das notícias assustarem quem viaja, especialistas garantem que os fenômenos não comprometem a segurança.
“Sempre que um avião atravessa uma área de nebulosidade e chuvas, enfrenta turbulências. Isso porque a massa de ar está em movimento, com variação de direção e pressão”, explica Guido Almeida Junior, professor de engenharia aeronáutica e espaço da Universidade do Vale do Paraíba, em entrevista no UOL.
Existe também a chamada turbulência de céu claro, causada pela variação de pressão, associada à velocidade dos ventos.