Foto: Renato Lobo
CPTM

Padrão Metrô na Linha 10-Turquesa da CPTM vai além de trens mais modernos

Durante coletiva de imprensa ocorrida nesta quarta-feira, 3 de julho, para o anuncio do fim da Linha 18-Bronze o Governo Estadual diz que transformaria a Linha 10-Turquesa da CPTM no “padrão metrô“, com a introdução de composições mais novas e aposentadoria dos trens da série 2100.

Há informações de que 14 trens da série 7000 podem fazer o reforço na ferrovia que liga o Brás até Rio Grande da Serra. No entanto, a introdução de novas composições resolve apenas uma parte dos problemas.

Sinalização

Uma medida que poderia aproximar o atendimento da Linha 10 em um padrão de linha metroviária é a redução de intervalos. O Governo do Estado diz que até 2022, a ferrovia terá um novo sistema instalado, o CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, capaz de reduzir o intervalo em 3 minutos.

O anúncio foi feito após uma reportagem da TV Globo mostrar que equipamentos da nova funcionalidade estão estocadas sem uso. Há uma investigação do Ministério Público em curso que apura as causas, que já até ouviu ex-diretores.

Os prazos para as mudanças do sistema que gere as composições foram dados a partir de 2007, e até 2012 todas as ligações ferroviárias deveriam contar com a nova funcionalidade.

Em 2007, a Companhia fechou financiamento do Bird para implantar o chamado ATC nas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira no valor à época de R$ 200 milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union Switch. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a linha 9, que teve a sinalização instalada, tem este intervalo nos trecho entre Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico.

Já em 2009 a CPTM assinou um contrato de € 280 milhões com um consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais. Este contrato previa a implantação do CBTC nas linhas 8, 10 e 11.

O que diz o governo?

“O equipamento do CBTC, como reconhecemos sua existência para as linhas as quais eles foram adquiridos e estão em processo de implementação. como bem disse, outros investimentos são necessários, e esses investimentos estão sendo avaliados e serão realizados”, disse Alexandre Baldy, secretário dos transportes metropolitanos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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  • – Modernização do sistema de sinalização (abandonado há mais de 10 anos e sem previsão de início das instalações);
    – Segregação dos trens de passageiro dos trens de carga;
    – Estações que sequer possuem condições de acessibilidade para cadeirantes e outras pessoas com problemas de mobilidade, mesmo após ter feito acordo com o Ministério Público para não ser processado;
    – Alagamentos na via constante (trens modernos que agora serão alagados);
    – Existência de trechos com passagem de nível, o que reduz a velocidade;
    – Ausência se cobertura até mesmo nas principais estações, fazendo com que os passageiros embarquem na chuva;

    São só alguns dos pontos problemáticos. O que estão fazendo é maquiando uma situação que vai demandar ANOS para atingir um patamar mínimo do que é recomendável (nem do que é o ideal). Antes disso, será ofender a população do Grande ABC essa alegação de que “O ABC contará com duas linha padrão Metrô”.

  • Esse papo de padrão Metrô, foi só para acalmar ou enganar os moradores só ABC que perderam a linha 18. Tenham certeza que o BRT será um corredorzinho tipo que fizeram em são Paulo ou caixinhas.

  • Ainda sobre a linha 10 Turquesa, quando teremos uma ligação direta à Barra Funda?
    É uma vergonha teremos que passar por três transferências , três “x de formigueiro”, muitas vezes mais de 30 muitos para chegar a um destino de 8 minutos…

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