Metrô SP

Linha 20-Rosa que vai atender ao ABC foi cogitada para o final da próxima década

“O ABC perdeu um monotrilho e ganhou duas linhas de Metrô”. Essas foram as palavras do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 3 de julho, para anunciar o fim da Linha 18-Bronze. Na ocasião, representantes do governo estadual anunciaram a autorização de estudos para a Linha 20-Rosa que atenderia o ABC, além de melhorias na Linha 10-Turquesa.

O novo eixo metroviário, no entanto, já consta em futuros projetos do Metrô há pelo menos 10 anos. A Linha 20 consiste em uma eixo ligando a Lapa até Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, passando por diversas estações de integração com as Linhas 4 – Amarela, 5 – Lilás, 19 – Celeste e 22 – Bordô, e 1-Azul, além de conexões com as linhas 7 – Rubi e 8 – Diamante da CPTM.

Promessa de 2011

Em 2011, o governo do estado esperava utilizar R$ 2 bilhões para investir na linha segundo recurso de Cepacs – títulos imobiliários oferecidos pela Prefeitura durante a Operação Urbana Faria Lima. Mas de lá para cá pouca coisa saiu do papel.

Nesta quarta, o vice governador Rodrigo Garcia disse que a nova ligação metroviária poderá ser feita por meio de uma Parceria Público Privada – PPP. O traçado e mais detalhes deverá ser feito em agosto deste ano.

Segundo uma apresentação da Secretária dos Transportes que o Via Trolebus teve acesso, a Linha 20 é cogitada para operação em meados de 2028. A novidade entre este documento e o anúncio dos representantes do governo estadual, é que pode haver uma substituição do início da linha, que antes era esperado da Lapa para Moema, e agora fala-se em iniciar no ABC:

Traçado proposto em 2011

O mesmo documento apontava contratação de estudos a partir de 2020. Já a proposta do Metrô para o orçamento plurianual de investimento entre os anos de 2020 e 2026, de R$ 32 bilhões, previa investimentos, além da Linha 20-Rosa, nas linhas 22-Bordô, linha 21 (Celso Garcia), linha 23 Limão (Arco Norte) e outra linha ainda indefinida, que ligaria São Paulo a Diadema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Baldy calado seria um poeta, que merda de frase foi aquela hein, 2 Linhas de Metrô, que cara ridículo, quis justificar o injustificável, metem esse lixo de BRT e ainda querem sair por cima.Deveria voltar ara o esyado dele e nunca mais voltar para cá, tão repugnante como o patrão dele.

  • Duas linhas de metro ???? KKKKKKKKKKKKKK
    Esse Baldy passou de Secretario de Transportes Metropolitanos para Comediante de StandUp,Que duas linhas o Que ??? A 20 foi mencionada pra calar a boca do povo do ABC e a outra,ele chapou de maconha e inventou,e se ele falar que a linha 10 turquesa ele chamar de “metrô de superfície” ele nunca andou de trem,e eu duvido ao máximo que qualquer representante politico já andou de transporte publico na vida,é muito vergonhoso
    O povo deveria ir as suas reivindicar a obrigatoriedade dos políticos de andares de transporte publico e pagarem por suas próprias passagens,para eles verem como é gostoso andar no transporte publico

  • Renato, a estação Moema L5 já foi construída com toda a infraestrutura básica planejada para atender essa estação L20? A estação Faria Lima L4 Também já tem essa área pronta?

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!