Expresso Linha 10 - Foto: Renato Lobo
CPTM

Governo de SP fala em “extensão do Expresso ABC” na Linha 10-Turquesa da CPTM

Durante coletiva de imprensa para anunciar o fim da Linha 18-Bronze por monotrilho e anúncio da construção de um BRT – Bus Rapid Transit, representantes do governo estadual anunciaram melhora na oferta do Expresso da Linha 10-Turquesa da CPTM.

Durante o anúncio de melhorias da Linha 10, foi falado de um upgrade na sinalização além da nova estação de trem, a Pirelli, entre Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.

“Essa ação permitirá o início da extensão do Expresso ABC”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.

Atualmente, o serviço Expresso Linha 10 funciona nos horários de pico, no trecho entre as estações Santo André, São Caetano e Tamanduateí, sendo que ss viagens ocorrem em vias exclusivas, sem interferir no tráfego no serviço parador entre o Brás e Rio Grande da Serra.

Ao todo, são realizadas 16 viagens por dia, que duram cerca de oito minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada uma. Nas viagens da manhã, no horário de pico das 6h às 9h30, a média de passageiros por trem é de 1.568, enquanto no horário de pico à tarde, das 16h às 19h30, a média é de 1.475 usuários.

No período da manhã, o serviço parte da estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, parando na Estação São Caetano e encerra a viagem na Estação Tamanduateí, onde a integração com a Linha 2-Verde do Metrô pode ser feita de forma gratuita.

Durante a tarde, o funcionamento é das 16h às 19h30. Os trens partem de Tamanduateí rumo à estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus