Rumores apontam que a Air France considera a aposentadoria de sua frota do Airbus A380 em 2024, conforme noticiado pelo La Tribune.
A empresa francesa atualmente opera 10 superjumbos. Cinco dessas aeronaves serão aposentadas até 2021. As outras cinco aeronaves remanescentes serão reformadas com cabines renovadas a partir de 2020.
Os atuais A380 possuí alguns itens na cabines obsoletas, em comparação com modernas aeronaves de passageiros que outras companhias aéreas possuem. Outras operadoras, como a Emirates, possuem aviões instalações melhores, como suítes particulares.
Outro motivo da possível aposentadoria seria o custo de operação, principal entrave do gigante modelo. Existem também problemas recorrentes no A380 no ponto de vista operacional na operadora francesa. De acordo com o La Tribune, Ben Smith, CEO da Air France-KLM, existe uma sobrecarga na operação por conta de múltiplas falhas no modelo. “Toda semana, há uma que está em baixa”, disse Smith, se referindo a unidades que deixam de operar por necessidade de manutenção.