Trem de Carga

Primeiro trem cargueiro double stack faz viagem no Brasil

Um trem cargueiro de dois andares fez sua primeira viagem na América Latina em território Brasileiro. A composição saiu de Sumaré, no interior de São Paulo, com 68 vagões carregados com 136 contêineres até Rondonópolis, no estado do Mato Grosso.

O trem é operado pela Brado Logística, uma subsidiária da Rumo Logística. O novo “double stack” deve trazer um ganho de 40% na capacidade de transporte sobre trilhos. A tecnologia permite o transporte de até três contêineres empilhados.

As vantagens do transporte de cargas por trem são a redução no consumo de combustíveis e na emissão de poluentes. Um trem formado por 100 vagões é capaz de transportar o mesmo volume de carga que 357 caminhões bitrem. O trem emite 14 kg de dióxido de carbono por cada quilômetro percorrido, enquanto os 357 caminhões emitem 762 kg de poluentes na mesma distância. O trem percorre 374 km com um galão de combustível, enquanto um caminhão percorre apenas 109 km.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus