Aviação

Executivo-chefe da Qatar fala em aposentar o Airbus A380 a partir de 2024

O Superjumbo da Airbus, o A380, pode ter sua operação abreviada na Qatar a partir de 2024, de acordo com declarações do executivo-chefe do grupo, Akbar Al Baker, segundo o site Flight Global.

“Nós sentimos que a aeronave não tem um futuro muito longo na frota da Qatar Airways. Nós pensaríamos em aposentar esses aviões em seu 10º aniversário, a menos que algo desagradável aconteça e nós precisamos deles.”, afirmou Baker.

A Qatar Airways opera uma frota de 10 aeronaves A380 com motor Engine Alliance GP7200, o primeiro dos quais foi entregue em 2014.

Emirates e Qantas falam em operar Superjumbo até a próxima década

Após anunciar reformas no interior dos A380s, a Qantas deverá voar por pelo menos 10 anos com a aeronave. “Estamos reconfigurando os A380. Vai levar um ano para reconfigurar os doze. Estamos comprometidos em operar a aeronave por mais dez anos”, Alan Joyce, CEO do Grupo.

Já a Emirates, maior operadora do superjumbo, deve aposentar seus aviões de dois andares na década de 2030, de acordo com palavras de Tim Clark, presidente da companhia. “Continuaremos a investir neles (os A380) e levá-los até meados dos anos 2030”, afirmou.

Produção descontinuada

A Airbus anunciou em fevereiro que encerraria a produção do A380, sendo que o último modelo será entregue em 2021.

A fabricante decidiu encerrar a fabricação do avião após seu maior cliente dessa aeronave, a Emirates, reduzir pedidos e substituí-los por modelos menores e mais econômicos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus