Aviação

Start-up norte americana quer desenvolver avião que voe a 6.100 km/h

Atualmente, um voo comercial dura entre 7 e oito horas entre Londres e Nova York. Mas, uma start-up norte americana tem planos de desenvolver um serviço aéreo que poderia ser feito em incríveis 90 minutos, e o meio de transporte viajaria a 5x a velocidade do som.

A empresa aeroespacial Hermeus Corporation, com sede em Atlanta, obteve financiamento de seus fundadores e investidores privados para desenvolver uma aeronave que viajará a Mach 5 – cinco vezes mais rápido do que a velocidade do som. A aeronave seria capaz de viajar a 6.100 km/h, e teria um alcance de 4.600 milhas (7.400 km).

“Iniciamos uma jornada para revolucionar a infra-estrutura de transporte global, em uma mudança semelhante à evolução do dial-up para a era da banda larga, aumentando radicalmente a velocidade das viagens por longas distâncias”, disse AJ Piplica, co-fundador e CEO da Hermeus.

E o preço da passagem?

O passageiro que desejar viajar rapidamente pelo meio de transporte desembolsaria cerca de US$ 3.000, aproximadamente R$ 12.000, de acordo com o cotação do dólar em maio de 2019, para um voo apenas de ida entre Nova York e Londres.

Outras fabricantes já manifestaram interesse em aviões hipersônicos, como a Boeing que divulgou planos para um avião de passageiros com estas caraterísticas, além da Lockheed Martin e a Aerion Corporation.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus