YouTube video
Recordar é viver

Nos anos 90, a CPTM operou trem metropolitano na Baixada Santista

Você sabia que um trem metropolitanos operou entre Santos e São Vicente na década de 90, e que a CPTM operou este serviço?

O Trem Intra Metropolitano, conhecido pela sigla TIM foi um trem metropolitano criado pela FEPASA e administrado em seus últimos anos pela CPTM, e servia aos municípios de São Vicente e Santos. Contava com 5 estações e cerca de 16,15 km de extensão.

O Trem Intrametropolitano foi inaugurado no dia 12 de julho de 1990 para o transporte de passageiros da estação de Samaritá, em São Vicente, até a estação Ana Costa, em Santos. Em 1996 a CPTM assumiu a operação deste sistema devido a cisão da FEPASA para a criação da CPTM. Devido ao déficit gerado pelo sistema foi desativado em julho de 1999.

Operavam nove trens Toshiba, no entanto por conta da pela falta de eletrificação desta linha, essas TUEs eram manobradas e rebocadas por locomotivas a diesel. No entanto, raramente eram utilizadas duas composições, sendo o mais comum, devido à baixa demanda da linha e seu curto percurso, haver um único trem em circulação.

Os trens receberam uma modificação especial para o maquinista poder operá-los da cabine do TUE do lado oposto à locomotiva, visto que não haveria como conduzir os trens no percurso inverso, bem como o espaço de manobras para passar a locomotiva para o outro lado da composição.

Atualmente, parte do trajeto da ferrovia deu lugar ao sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, que liga as duas cidades.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus