A Azul deve iniciar operações com sua mais recente aeronave, o Airbus A330neo, partindo de Viracopos, em Campinas na manhã do próximo sábado, 1º de junho, em direção a Recife, voltando no mesmo dia no início da tarde.
A empresa foi a primeira das Américas a receber o modelo A330neo, por meio de um contrato de arrendamento da Avolon. O modelo é configurado em três classes, sendo 34 assentos na executiva, 96 na Economy Xtra (uma econômica com mais espaço) e 168 na econômica.
Será utilizado pela companhia também na expansão de suas rotas internacionais entre Brasil, Europa e Estados Unidos. “Estamos muito orgulhosos em ser o primeiro operador do A330neo nas Américas. Esta nova aeronave terá um papel fundamental na expansão de nossos mercados internacionais, apoiando nossa estratégia de ter uma frota moderna e eficiente em termos de combustível”, afirma o presidente da Azul, John Rodgerson.
A família A330 começou a ser fabricada em 1992. Sua versão A330neo é uma aeronave widebody bimotor turbofan que foi desenvolvida pela empresa para substituir versões anteriores. Haverá duas variantes, o A330-800neo e o A330-900neo.
As letras “neo” significam “New Engine Option” (Nova opção de motor, em português). O Rolls-Royce Trent 7000 será o único motor disponível para a aeronave. O modelo também conta com outras melhorias, tais como winglets personalizados e a máscara negra que envolve o para-brisas ambos inspirados na nova aeronave da Airbus, o A350.
A aeronave tem uma envergadura maior em relação ao seu antecessor. De acordo com a Airbus, essas melhorias reduzirão o consumo de combustível em 14%, tornando a aeronave de médio alcance mais eficiente no mundo.