Trem da série 8000 na Linha 8-Diamante | Foto: Diego Torres Silvestre
CPTM

Após concessão, linha da CPTM deve ter aumento de 10% no fluxo de usuários

Após concessões das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, hoje operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, as ferrovias devem transportar mais passageiros. O novo operador terá que fazer uma série de melhorias, como concluir a instalação do novo sistema de sinalização, que deve reduzir intervalos entre as composições, o que abre espaço para novos usuários.

A informação foi objeto de publicação em sites especializados em transportes internacionais, como o Metro Report, onde é mencionado que a licitação será lançada em setembro.

O vencedor da concessão deverá investir R $ 3 bilhões no desenvolvimento da infraestrutura, e o intervalo será reduzido para 3 minutos. A redução no intervalo em todas as linhas, no entanto, era previsto no início da década.

Aumento do volume de passageiros

De acordo com a publicação, o número de passageiros diários da Linha 8 é de 478.700 passageiros por dia, o que deverá aumentar para 530.000 até 2020. Na Linha 9, o número de passageiros também deve aumentar, o que inclui o tráfego gerado pela extensão de 4,5 km para Varginha.

A matéria diz que o modelo de PPP está “bem estabelecido” em São Paulo. Cita as operações nas linhas 4 e 5 do Metrô, além dos monotrilhos das linhas 15-Prata e 17-Ouro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Eu e minha esposa moramos em Barueri e trabalhamos em SP, antes usávamos a Linha 8 para trabalhar, mas de uns 3 anos para cá a CPTM infelizmente perdeu o controle dos Ambulantes dentro do trem, eles chegaram a formar uma fila indiana, gritando, empurrando e sujando o trem… O incômodo é tão grande que abandonamos o trem e hj são mais 02 carros circulando em SP… Temos inúmeros relatos de pessoas que fizeram isso.
    Desta forma, estamos torcendo muito que privatize urgente essa linha, e que a iniciativa privada consiga colocar ordem.

Publicidade

Anúncios