Foto: Guilherme Gaensly | Acervo Fundação Energia e Saneamento
Metrô SP VLT

ViaQuatro exibe exposição “Bondes Elétricos em São Paulo” em estações da Linha 4-Amarela

Os bondes fizeram história na cidade de São Paulo e foram importantes para o desenvolvimento da capital paulista. Uma exposição em parceria entre a Fundação Energia e Saneamento, e a concessionária ViaQuatro da Linha 4-Amarela do Metrô, está a disposição dos usuários.

Chamada de “Bondes Elétricos em São Paulo” conta com 20 painéis com imagens da implementação da rede de bondes elétricos no município, destacando o início da companhia Light que, em 1899.

A mostra traz imagens raras registradas por Guilherme Gaensly, fotógrafo e imigrante suíço responsável pelas fotos da cidade no início do século XX, período em que a capital iniciou seu grande crescimento econômico e populacional.

“Trazer para a população, por meio de uma exposição, os impactos dos 120 anos da energia na Capital Paulista é essencial para o cidadão reconhecer a evolução de um período tão relevante no desenvolvimento urbano e social, e que, inclusive, reflete nos dias de hoje. Em conjunto com a ViaQuatro oferecemos uma mostra que celebra um marco extremamente importante, e que faz parte de uma das grandes conquistas do setor elétrico”, diz Rita Martins, diretora da Fundação Energia e Saneamento.

A exposição já foi exibida na estação Paulista, e agora está até o dia 28 de junho na Estação Oscar Freire. Em todo o mês de julho, estará na Estação Faria Lima.

Foto: Guilherme Gaensly | Acervo Fundação Energia e Saneamento
Foto: Guilherme Gaensly | Acervo Fundação Energia e Saneamento

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Renato Lobo tem em algum site todas as fotos? Gostaria muito de poder ver, olhando essas fotos antigas lembra países europeus nos dias atuais, com seus VLTS que substituíram os bondes, e mantiveram a malha sobre trilhos, o que SP fez ao contrário, apenas pra favorecer a indústria automobilística, uma vergonha pra época, só resta ficar por fotos mesmo infelizmente.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!