Após concessões das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, hoje operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, as ferrovias devem transportar mais passageiros. O novo operador terá que fazer uma série de melhorias, como concluir a instalação do novo sistema de sinalização, que deve reduzir intervalos entre as composições, o que abre espaço para novos usuários.
A informação foi objeto de publicação em sites especializados em transportes internacionais, como o Metro Report, onde é mencionado que a licitação será lançada em setembro.
O vencedor da concessão deverá investir R $ 3 bilhões no desenvolvimento da infraestrutura, e o intervalo será reduzido para 3 minutos. A redução no intervalo em todas as linhas, no entanto, era previsto no início da década.
Aumento do volume de passageiros
De acordo com a publicação, o número de passageiros diários da Linha 8 é de 478.700 passageiros por dia, o que deverá aumentar para 530.000 até 2020. Na Linha 9, o número de passageiros também deve aumentar, o que inclui o tráfego gerado pela extensão de 4,5 km para Varginha.
A matéria diz que o modelo de PPP está “bem estabelecido” em São Paulo. Cita as operações nas linhas 4 e 5 do Metrô, além dos monotrilhos das linhas 15-Prata e 17-Ouro.
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