Foto: Renato Lobo
CPTM Monotrilho

3 mapas mostram extensões metroferroviárias projetadas, mas nunca concluídas

São muitos os projetos de extensão da rede metroferroviária no estado de São Paulo, no entanto, nem todos eles de fato se tornaram realidade. Confira:

Linha 17-Ouro na estação São Judas:

Quando foi anunciado, o monotrilho da Linha 17, que ainda não foi inaugurado, previa a extensão que do Aeroporto de Congonhas rumo a estação São Judas, além da outra extensão até o Jabaquara. Essa etapa, entretanto, acabou engavetada no primeiro semestre de 2011, devido ao processo de tombamento do aeroporto, segundo o Metrô, pelo Conpresp (órgão municipal do patrimônio histórico), o que criou dificuldades ao plano.

Linhas 10 e 11 na Barra Funda

O projeto acima, em parte ainda está nos planos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, como a chegada da 11-Coral na estação Palmeiras – Barra Funda. O mapa mostra ainda a Linha 10-Turquesa também na Barra Funda, e as linhas 7-Rubi e 8-Diamante no Brás. Era o chamado Integração-Centro, que não saiu do papel.

Linha 9 na Lapa

O site CPTM é foco divulgou la em 2012 que havia um plano de levar a ferrovia rumo até a estação Lapa, com o objetivo de criar uma nova conexão dos usuários da zona sul e adjacências até o centro de São Paulo.

Nessa nova proposta, a viagem sairia do Ceasa, fazendo uma curva aberta para a direita, alcançando as estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Morais e o terminal Lapa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus