Supervia

Projeto de lei prevê instalação de bagageiro em trens da SuperVia

O trens da SuperVia poderão ter bagageiro. É o que pede um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A medida da deputada estadual Lucinha (PSDB), que determina a colocação dos equipamentos, ainda depende de segunda aprovação por parte dos deputados, e depois deverá ser aprovada pelo governador do estado, Wilson Witzel.

O espaço servirá de suporte para bolsas, malas, mochilas, pastas. “Este projeto é fundamental para minimizar o “aperto” dentro dos vagões. O que o trabalhador passa diariamente é um absurdo, porque além dos atrasos, trens antigos com defeitos nas portas, no ar condicionado e má condições nas estações, ele sofre com a superlotação. Com a proposta, será possível garantir mais espaço nos trens, principalmente nos horários de pico. Dar direito a um bagageiro, é dar dignidade ao usuário”, diz a deputada.

O projeto prevê os bageiros em todos os trens. Atualmente, a malha carioca transporta cerca de 700 mil usuários diariamente.

Se for aprovada a proposta, caso a operadora descumpra norma, deverá pagar multa superior a 100 UFIR, aproximadamente R$ 342.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus