Trens Regionais

Licitação do Trem Intercidades entre SP e Vale do Paraíba sai até 2021, diz vice-governador

A licitação do segundo projeto de Trem Intercidades entre a capital paulista e o Vale do Paraíba deve sair em 2021, de acordo com projeções do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (DEM). A declaração foi dada em encontro com empresários na região.

De acordo com o democrata, será feitas tratativas no meio do ano entre o Governo Federal para a renovação antecipada do contrato com a MRS, que opera parte da malha férrea na região, e o novo contrato com a concessionária deve prever uma faixa para o transporte de passageiros.

“A partir desta assinatura, o governo do Estado inicia seus estudos para que a gente possa, no final de 2020 ou 2021, transformar em realidade o trem aqui para São José dos Campos com uma licitação e com um vencedor”, disse o vice.

Estação Terminal

Não existe um definição clara de até onde o trem de passageiros deve chegar. Garcia fala em 3 possíveis pontos: “Os terminais de passageiros vão ser alocados aonde for mais viável. Taubaté, São José, Aparecida, até onde a viabilidade econômica nos mostrar que é possível, o trem de passageiros vai chegar”, disse o vice-governador.

Trem Intercidades para Campinas

A primeira linha de trem de média distância deve ser entre São Paulo e Campinas, passando por Jundiaí. A licitação dos serviços deve sair ainda neste ano, e prevê que seja incluído na concessão a Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, ou seja, o futuro operador vai administrar o trem regional e o serviço metropolitano.

É previsto ainda um trem parador na região de Campinas, chamado de “Serviço metropolitano Francisco Morato – Jundiaí – Campinas”, com atendimento em 9 paradas e 65 km de extensão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus