CPTM Trens Regionais

Estado quer assinar PPP de Trem Intercidades e Linha 7-Rubi em 2020

O edital de concessão da primeira linha de Trem Intercidades pode ser publicado até dezembro de 2019, segundo uma apresentação para investidores da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, na qual o Via Trolebus teve acesso.

No documento é confirmado a inclusão da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, na concessão, e serviço de trens entre a Luz e Jundiaí, seria transformado em um atendimento parador. A STM tem planos de assinar o contrato com a futura operadora já em 2020. A Concessão poderá ser de 30 anos, com total de investimentos estimado em R$ 7 bilhões.

A expectativa é que os serviços da Linha 7 melhorem, com a redução de intervalo. Além disso, o eixo ferroviário entre a Barra Funda até Campinas, ganhará outros dois serviços: Um expresso no eixo Barra Funda – Jundiaí – Campinas, e um outro parador, atendendo Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí e integrando com a Linha 7 – Rubi em Francisco Morato. A previsão é que o trem regional transporte 68,5 mil passageiros por dia.

A apresentação menciona “novos trens, melhoria do sistema de via permanente, acessibilidade das estações, pátios de manutenção, serviços expressos e paradores, passarelas, drenagem, muros, modernização dos sistemas de controle de trens e de energia e  novos equipamentos de manutenção“, como os benefícios da concessão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus