SPTrans

Prefeitura suspende modernização de cinco corredores de ônibus

A prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, suspendeu por tempo indeterminado concorrências públicas de obras para reforma e modernização das estruturas de cinco corredores de ônibus.

As vias fazem parte de uma malha de 72 km que a atual gestão tem como meta para entrega em 2020. Foram suspensas a modernização dos seguintes trechos:

  • Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica);
  • Santo Amaro/João Dias (entre Avenida Santo Amaro e Terminal João Dias);
  • Itapecerica (entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha), na zona Sul;
  • Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt);
  • Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira);

O prefeito Bruno Covas já havia afirmado que não atingiria a meta de implantação das vias, em entrevista ao programa Roda Viva. O prefeito disse que não será possível tirar o projeto do papel por questões relacionadas a falta de recursos.

Em entrevista ao jornal El País, o Covas disse, porém, que está focado na recuperação dos corredores de ônibus existentes, quando perguntado sobre a construção de novas estruturas para o transporte coletivo. Confira a fala de Covas:

“A gente resolveu focar na manutenção dos [corredores] atuais. A questão das pontes e viadutos é a ponta do iceberg da ausência de uma cultura de manutenção de equipamentos públicos [a Prefeitura mandou vistoriar mais de 70 estruturas depois que um viaduto na marginal Pinheiros cedeu, em novembro passado]. Hoje a gente tem vários problemas estruturais nos corredores existentes. Então nós vamos fazer corredor novo, só que a maior porcentagem de quilômetros vai ser de manutenção e melhorias nos existentes. A gente está tentando antes de começar uma coisa nova, botar para funcionar a que já existe. Isso vale também para os corredores de ônibus.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus