Metrô

Drone é usado para monitorar malha metroviária de Salvador

A concessionária CCR Metrô Bahia começou utilizar, desde o ano passado, um drone que sobrevoa os 33 km de malha metroviária que há em Salvador em busca de problemas estruturais.

Para este ano o equipamento terá mais funções. O próximo passo é que ele possa ser utilizado em instalações de média tensão energética, que hoje em dia só são acessadas após o desligamento da energia.

Na sequência, será a vez de os trilhos serem monitorados pelo sistema, o que deve acontecer até o fim do ano, após a definição de metodologia e colocação de dados georreferenciados no equipamento.

“O drone dá rapidez, qualidade da informação e mitiga o risco de alguém trabalhar em lugares altos. Se ele encontra algum problema, com o vídeo gravado conseguimos colocar na mesa e discutir, o que normalmente numa inspeção não conseguiria. Conseguimos detectar se um parafuso está com folga ou se não está”, disse José kako, gestor de manutenção da CCR Metrô Bahia.

Hoje o sistema de metrô de Salvador conta com 2 linhas e 20 estações.

Fonte: Folha de São Paulo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus