Aviação

Aeroporto de Manaus celebra o Dia da Árvore com o plantio de mudas típicas da Amazônia

Em celebração ao Dia da Árvore, a Infraero, em parceria com a Panasonic do Instituto Soka – Cepeam (Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais do Amazonas), assina nesta quinta-feira (21/9) termo para o plantio de mil mudas no Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). Na ocasião, serão plantadas as primeiras mudas de espécies de árvores amazônicas com a presença dos representantes das três instituições. Serão mais de 20 espécies de árvores amazônicas, que ocuparão os canteiros central e laterais do terminal.

 

No termo, está previsto o plantio de mil mudas, que serão catalogadas, georrefenciadas e podem capturar mais de 160.000 kg de gás carbônico da atmosfera somente nos primeiros 15 anos. Dentre as espécies a serem plantadas estão mogno, buriti, jenipapo, cupuaçu e graviola.

 

O prazo de conclusão do projeto é de um ano e o plantio será dividido em três etapas, a contar da data de assinatura do termo de abertura do projeto, intitulado, “Semear”. A cerimônia acontece a partir das 8h30, no auditório do aeroporto.

 

O projeto Semear está alinhado com a Agenda 2030 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. Por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o objetivo é realizar ações de preservação ao meio ambiente, adaptação à mudança do clima, redução de impactos ambientais e alertas para aprimorar a educação ambiental, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional.

 

De acordo com o superintendente em exercício do Aeroporto de Manaus, Odone Bizz, esta parceria busca refletir a relação entre a Infraero Manaus e a sociedade em grandes projetos voltados ao meio ambiente. “É muito gratificante ver o engajamento de três empresas de setores diferentes para revitalizar espaços públicos fazendo com que cada vez mais as nossas áreas verdes sejam preservadas; além de auxiliar na purificação do ar e manutenção da umidade no local”, ressalta.

 

Fonte: Assessoria Infraero

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus