Depois de confirmado que a linha 17 será privatizada (veja aqui) e que o primeiro trecho só será entregue em 2019 (veja aqui), o Governo do Estado anunciou a liberação do edital para a construção da Estação Morumbi, que conectará com a homônima da linha 9 – Esmeralda, da CPTM.
Ela será construída a margem do rio Pinheiros, na altura da rua Engenheiro Mesquita Sampaio. A contratação também inclui obras de adequações na estação da CPTM, com a construção de um mezanino ao final da plataforma, além do acréscimo de duas escadas rolantes, elevador e uma escada fixa.
A nova estação da Linha 17 terá 8.600 metros quadrados de área construída, contando com duas plataformas laterais de 60 metros cada, ventilação e iluminação natural, além de captação de água pluvial para limpeza das calçadas e irrigação dos jardins.
Planejada para ser totalmente acessível, a estação terá piso tátil, quatro elevadores, oito escadas rolantes, cinco escadas fixas, além de dois bloqueios especiais. O acesso também será facilitado para quem utiliza bicicleta, com a construção de dois bicicletários, sendo que um ficará ao lado da ciclovia da Marginal Pinheiros e o outro no acesso principal, na avenida das Nações Unidas.