Tecnologia

Alemanha testa ônibus sem motorista

A Alemanha é o mais novo país a testar ônibus sem condutor. O veículo funciona em complemento com um trem que atende a fabricas.

Presta serviço em uma antiga área industrial de Berlim onde fica o centro de pesquisas. Por hora, o ônibus anda com velocidade limitada em 8 km/h, e com um supervisor a bordo.

“Ele [o veículo] ainda não pode tomar as decisões corretas em todas as situações possíveis”, diz o engenheiro Christoph Menzel.  “A gente tem que ter alguém pra supervisionar e frear se for necessário”, completa.

O veículo foi programado para não vai se aproximar mais do que 12 metros de alguém. “O problema é que você só é classificado como obstáculo quando está no caminho do ônibus”, explicou Christoph.

“O novo sistema tem cinco sensores que cobrem o campo de visão completo ao redor do veículo”, diz o engenheiro Volker Marhold.

Futuramente o ônibus deve andar em 20 km/h, e prestar serviços em universidades, centros de convenções e aeroportos, onde o trânsito for razoavelmente controlado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus