Trens Regionais

Ferrovia deve ligar Brasília e Goiânia em 95 minutos

No último dia 2 de Junho a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT divulgou mais informações sobre o futuro trem regional entre Brasília e Goiânia, apelidado de “Transpequi”.

Com previsão para meados de 2020, a nova ferrovia prevê atendimento de 40 milhões de passageiros transportados no primeiro ano de operação. O valor do empreendimento é avaliado em R$ 7 bilhões.

O trem de média velocidade, deve percorrer a distância de 207 quilômetros a 160 km/h, ao custo de R$ 60. As duas pontas seriam ligadas em 95 minutos. Por rodovia, atualmente se gasta quase 3 horas.

De acordo ainda com a ANTT, o valor investido na obra seria repartido entre os governos federal, do Distrito Federal, de Goiás e parceiros privados.

Por hora, o governo federal descarta o compartilhamento da via férrea com trens cargueiros, assim como operação em alta velocidade, com trens a mais de 260 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios