Um trem que atinge os 1.200 km/h correndo por meio de tubos de baixa pressão, fazendo com que a composição flutue sobre um fluxo constante de ar pressurizado.
Este é o conceito do Hyperloop, e os primeiros testes de propulsão foram feitos nesta quarta-feira, 11 de maio, no norte de Las Vegas. Os experimentos foram feitos apenas com a tecnologia em pequena escala, para comprovar a viabilidade do projeto.
A empresa também anunciou um financiamento de US$ 80 milhões para o projeto, que inclui como investidores a Khosla Ventures, GE Ventures e a companhia nacional francesa de trem, a SNCF.
A SYSTRA, um grupo internacional de engenharia e consultoria na área de mobilidade, disse por meio de um comunicado que analisa o projeto em torno de sua viabilidade técnica e financeira para eventuais construções de sistemas Hyperloop na França e Rússia, além do Oriente Médio.
Seu vice-presidente, Mathieu Dunant, participou dos testes. “não podia recusar a oportunidade de participar de um projeto que revolucionará os sistemas de transporte no futuro”, diz Dunant.
Confira imagens dos testes feitos pela CNN: