Tecnologia

Internet aliada a Mobilidade

Dezessete de Maio é comemorado o dia Internacional da Internet, convidando a uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006.

A tecnologia que conectou o mundo teve origem durante o final dos anos 60, tendo como objetivo estabelecer um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

Antes da sua popularização, a relação do transporte público e o usuário era estabelecida por meio de uma comunicação unilateral. Hoje, as principais operadoras mantem canais em sites e redes sociais.

Assim como em muitas áreas, o uso da rede mundial trouxe benefícios ao transporte coletivo:

Otimizando o tempo de espera

É possível visualizar a posição dos ônibus em linhas de diversas partes do mundo por meio de aplicativos, afim de que o usuário se desloque à parada no tempo certo. Já nos sistemas metroferroviários, o status da operação é disponibilizado, de maneira que qualquer notícia de ocorrência notável pode chegar ao usuário, possibilitando a este, um caminho alternativo.

Compra de passagem

Aplicativos permitem recarga de bilhetes do transporte. Já no modo rodoviário, é possível adquirir bilhetes por lojas virtuais, possibilitando que o usuário evite longas filas.

Discussão

Aos entusiastas do tema, a popularização da internet trouxe a criação de diversos fóruns e comunidades virtuais, geralmente separadas por nichos, desde a discussão de operação, passando pela tecnologia empregada no sistema.

Mídia especializada

A internet trouxe ainda a segmentação da mídia, com surgimento de canais especializados em cobrir a agenda, além de promover o debate. Destacamos aqui algumas páginas relevantes como Mobilize Brasil, Blog Ponto de Ônibus, Commu, Caos Planejado, Mobilidade Sampa, além das páginas destinadas ao ciclismo, como Vá de Bike, Bike é Legal.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus